Uma empresa que não sabe precisamente
o que quer, não analisa o que faz e não sabe como analisar.
Uma
das principais consequências que a era da informação acarretou para as empresas
foi alta competitividade. Uma época que permite ao mercado o acesso às diversas
corporações. Com o passar do tempo fomos percebendo que era preciso criar
mudanças para se destacar. E uma das estratégias atuais é o conhecimento dos
resultados mais precisos quanto possíveis. Sua empresa sabe fazer isso? Para
quem não sabe, é necessário um acompanhamento dos processos do empreendimento
desde as implantações de estratégias até os resultados.
Mas ao longo dos anos, percebemos as dificuldades dos
empreendedores em trabalhar com a mensuração de desempenho. A ausência de
indicadores em uma empresa certamente só traz prejuízos. Porém, o que causa
essa carência? É preciso identificar a fonte do problema, pois este é um
trabalho que traz um diferencial competitivo no mercado. E o problema vem do
início do processo, na hora de implantar as estratégias.
Para fazer com que o pensamento gerencial se oriente para
atividades de análise de resultados, ela precisa saber quais os objetivos e as
métricas utilizadas para alcançar bons efeitos. A partir daí avaliar os
principais indicadores que se encaixam neste contexto. Mas a grande
complexidade de saber como trabalhar com os indicadores se deve à dificuldade
de estabelecer os objetivos da organização.
Uma empresa que não sabe precisamente o que quer, não analisa o
que faz e não sabe como analisar os resultados. Uma pesquisa realizada pelo
Instituto para o Desenvolvimento Sustentável (IDS) mostra que 76,2% dos
entrevistados têm em suas organizações valores explicitados, mas somente 41,3%
discutiram com seus funcionários os valores definidos. Este é um indicador que
pode ser observado para saber está sendo seguido o que é proposto. Se as metas
não são debatidas com os colaboradores, não são seguidas e sequer são
analisadas como um indicador.
Os indicadores foram criados justamente para facilitar a
compreensão das atividades e fluxos operacionais. A implantação deve ser vista
como um fato essencial para as empresas. Muitas vezes por falta de tempo por
parte dos empresários ou mau planejamento do tempo, estes quesitos são pouco
administrados. Porém, são eles que possibilitam a coleta de dados que respondem
se a organização está sendo eficiente em cada especificidade de suas
estratégias.
É certo que a maioria das organizações precisa enfrentar a competitividade do mercado atual da melhor forma possível. A dica é abusar destas ferramentas administrativas e criar um perfil empresarial com alto desenvolvimento de conhecimento da organização para obtenção de resultados reais.
AGNOS | TRABALHE CONOSCO | CONTATO
Copyright C 2012 AGNOS GESTAO EMPRESARIAL Todos os direitos reservados.