Muito se ouve falar sobre a criação de
centros de serviços compartilhados, os CSC, e sobre seu crescimento no Brasil.
Mas, afinal, para que serve e como este conceito é aplicado em um negócio?
O CSC funciona como uma ferramenta integrada à empresa que possibilita a
criação de estratégias administrativas e transacionais. Isso significa que todo
o trabalho que não é necessariamente o core business, ou seja, o trabalho
principal da empresa, começa a ser pensado como uma questão estrutural. A
partir disso se inicia um processo de criação de estratégias para a melhoria
destes serviços e de sua interação com todas as áreas da empresa, como
financeiro, RH, compras, etc. Desta forma, áreas diferentes da empresa passam a
executar o trabalho de uma forma alinhada e centralizada. Pensando
estrategicamente e de forma integrada, as empresas que adotam o sistema de CSC
conseguem melhorar os resultados e até mesmo reduzir gastos e riscos.
O conceito de centro de serviço
compartilhado foi criado nos Estados Unidos nos anos 1970 e começou a ser
aplicado no Brasil na década de 1990. Hoje vem crescendo a sua aplicação em muitas
empresas. Um estudo, realizado pela Totvs Consulting em 2012, sobre Maturidade
de Centro de Serviços Compartilhados, estima que já existem no Brasil cerca de
100 CSCs e a tendência deve aumentar. A TOTVS, que possui um CSC próprio e
auxilia empresas que queiram implantar o serviço, aponta que o CSC tem
desempenhado uma função estratégica como plataforma de crescimento nas
corporações em rápida expansão, especialmente para grupos que participam de
fusões e aquisições.
Criar um CSC tem como principais
estratégias primar pela qualidade do trabalho reduzindo custos e riscos. Não
existe um modelo de CSC, já que cada empresa tem um foco diferente, sendo que
algumas têm relações internacionais. Mesmo assim, algumas características
comuns podem ser adotadas: centralização das operações e trabalhos
administrativos, padronização dos serviços e processos, criação de uma cultura
para buscar melhorias e diálogo entre todas as áreas da empresa e busca de
melhores práticas na empresa.
Pensar em novas formas de executar
tarefas a fim de melhorar a efetividade da empresa e garantir que os negócios
estejam fluindo da maneira mais rentável é um dos grandes desafios a serem
enfrentados hoje no mercado. E a adoção de ferramentas que visem à busca desses
objetivos é uma tendência que vem pra ficar.
AGNOS | TRABALHE CONOSCO | CONTATO
Copyright C 2012 AGNOS GESTAO EMPRESARIAL Todos os direitos reservados.