10/02/2015 - SPED “versus” mão de obra qualificada

Todos os empresários já conhecem a “velha” expressão: “Existe hoje no Brasil uma escassez de mão de obra qualificada, de forma generalizada. 

Sabendo disso, convidamos todos os empresários e gestores a refletirem de maneira profunda esta expressão e a realizarem uma análise crítica em seu negócio e, consequentemente, verificar qual o trabalho que está sendo desenvolvido para reter e contratar os talentos para sua empresa.

Acreditamos que a qualidade dos recursos humanos utilizados pela empresa é, indiscutivelmente, uma das principais causas de sucesso ou fracasso do negócio, porém, mesmo assim, existem muitos gestores que não possuem um plano de retenção e ainda não têm o devido cuidado na seleção e contratação de novos colaboradores e, para ajudar, utilizam o velho e bom artifício de contratar através do critério “leilão inverso”, ou seja, quem pedir menos leva.

Com certeza os leitores deste artigo, neste momento, estão se perguntando:

O que um programa de retenção ou seleção de talentos tem a ver com o SPED?
Resposta: Tudo a ver.

Como exemplo vamos utilizar o SPED PIS e COFINS, que nos dá a clareza da evolução do Fisco e uma boa ideia de onde eles podem chegar com as informações no arquivo que será entregue à Receita Federal.

Vale lembrar que toda a estruturação do projeto SPED iniciou com o Sintegra passando pela Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), evoluindo para o SPED Fiscal, proporcionado assim, para os órgãos estaduais e federais, um grande número de informações, amarrações e verificações a partir do cruzamento das informações, gerando, inclusive, métricas possíveis de analisar os negócios em detalhes.

Outro ponto importantíssimo, e que já foi pontuado por diversos especialistas e profissionais das áreas da administração, contábil e controladoria, é que o projeto SPED tem a capacidade de englobar todos os arquivos do SPED que são eles o Contábil, Fiscal e o Pis Cofins sem gerar conflito na estrutura e, assim, obter uma massa crítica que proporcionará uma infinidade de informações onde os órgãos governamentais poderão obter as inconsistências em segundos.

Concluindo a idéia geral deste artigo, observa-se que a qualidade das informações que a empresa produz através da entrega dos seus registros poderá definir o caminho do sucesso ou do fracasso que mencionamos no início do texto. Se a empresa deixar de investir em profissionais qualificados certamente não produzirá informações consistentes gerando, assim problemas futuros que comprometerão a existência do negócio. Neste contexto, lançamos ao seguinte questionamento:

A sua equipe esta preparada para atender os requisitos do novo cenário econômico?

AGNOS | TRABALHE CONOSCO | CONTATO

Copyright C 2012 AGNOS GESTAO EMPRESARIAL Todos os direitos reservados.